Bate Papo Imobilizações Ortopédicas.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Imobilizações

contador de visitas
Este blog tem como objetivo mostrar um pouco sobre a área de imobilização ortopédica, pois é uma área de muita importância e responsabilidade. Cada dia que passa aumenta o número de pacientes com traumas no aparelho locomotor e consultórios de ortopedia cheios, prontos socorros lotados e diversos tipos de traumas para tratamento, então é de fundamental importância o técnico de imobilização ortopédica, pois sem o mesmo ficaria difícil o trabalho do ortopedista e o funcionamento hospitalar voltado para parte ortopédica.
Muitas vezes somos chamados de gesseiros, mas com toda nossa técnica e dinamismo conseguimos realizar os nossos serviços e ver ótimos resultados, este blog mostra diversos tipos de imobilizações ortopédicas e foi confeccionado visando aos técnicos e estudantes de imobilizações ortopédicas, assim como demais profissionais que tenham interesse na área, Enfermeiros, Radiologos, Socorristas etc.


Enfaixamento Tipo Bota (SuroPodálico).


Tudo que estiver escrito podálico refere-se ao pé.

Finalidade: Limitar o movimento do tornozelo, ás vezes usados em entorse, contusão e torção.

Obs. Em alguns casos de cirurgias de tornozelo, após o procedimento cirúrgico pode ser usado o enfaixamento suropodalico, este enfaixamento serve para evitar o edema e sangramento.


Enfaixamento Inguinomaleolar ou (Jones) para Joelho. Finalidade: Limitar o movimento de extensão e flexão do joelho, às vezes usados em entorse, contusão e torção de joelho.

Obs. Em alguns casos de cirurgias de joelho, após o procedimento cirúrgico pode ser usado o enfaixamento inguinomaleolar (Jones), este enfaixamento serve para evitar o edema e sangramento, pode ser usado também outros tipos de imobilizações, como. Tala tubo ou tubo gessado.



Enfaixamento Para Antebraço e Punho (antebraquiopalmar). Finalidade: Repouso e Limitação do movimento do punho, este enfaixamento pode ser usados em caso de contusão e entorse.
Obs. Em alguns casos de cirurgias de Punho, após o procedimento cirúrgico pode ser usado o enfaixamento antibraquiopalmar, este enfaixamento serve para evitar o edema e sangramento, pode ser usado também outros tipos de imobilizações, como. Tala luva, luva Gessada
.


Enfaixamento Para Cotovelo. Finalidade: Repouso e limitação da movimentação do cotovelo, também usado em caso de contusão, torção e entorse.

Obs. Em alguns casos de cirurgias de cotovelo, após o procedimento cirúrgico pode ser usado o enfaixamento para cotovelo, este enfaixamento serve para evitar o edema e sangramento, pode ser usado também outros tipos de imobilizações, como. Tala Braquial (Braquiopalmar), Braquial gessado.



Enfaixamento Torácico. Finalidade: Destina-se a Limitação a Caixa Torácica, de modo a restringir a Respiração. É usado em fraturas de costelas e contusões torácicas.

Obs.: Não realizar este tipo de enfaixamento em pacientes que tenham problemas respiratórios, asmas, bronquites crônicas e insuficiência cardíaca.



Velpeau de Crepom. Finalidade: Imobilizar o ombro. Usa-se esta imobilização em luxações de ombro.

Obs: dependendo do ortopedista esta imobilização poderá ser usada em fraturas de clavícula.




Velpeau Verão. (Tipóia americana). Modo simples Finalidade: Repouso e Limitação da movimentação do ombro. Usa-se esta imobilização em luxações de ombro.



Tipóia simples. Finalidade: Repouso de membros superiores.


Colar Cervical. Finalidade: Torcicolo e Inflamações na Região Cervical.


Tala Bota (Tala SuroPodalica) Tudo que estiver escrito podálico refere-se ao pé.
Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada.

Finalidade: Entorse, Luxação, e em alguns casos de Fratura e pós cirúrgico.



Tala Tubo (Tala Inguinomaleolar) Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada.

Finalidade: Imobilizar o joelho, limitar o movimento de flexão e extensão do joelho, é usado em caso de contusão entorse, torsão, luxação e pos cirúrgico.



Tala Inguino Podálica Tudo que estiver escrito podálico refere-se ao pé.
Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada.

Finalidade: Fraturas de Tíbia, Patela. Em alguns casos a tala será somente provisória, não será um tratamento conservador.



Tala Hemipelvepodálica (Tala Spica) Tudo que estiver escrito podálico refere-se ao pé.
Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada. Finalidade: Fratura de femur, neste caso o paciente ficará imobilizado esperando a cirurgia.



Tala Luva (Antebraquiopalmar) Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada.

Finalidade: Limitar a movimentação do punho, tratamento de inflamações, luxações e torções no antebraço. Em alguns casos de Fratura de membro superiores, usa-se a Tala, a mesma é só para manter o membro (superior), fraturado em repouso, em quanto o medico defina o tipo de tratamento.



Tala Luva englobando os dedos (Antebraquiomamual) Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada.
Finalidade: Tratamento de luxações de falange do dedo, fraturas, Contusões, torção e Inflamações de membros superiores. Em alguns casos de Fratura de membro superiores, usa-se a Tala, a mesma é só para manter o membro (superior), fraturado em repouso, em quanto o medico defina o tipo de tratamento.



Tala Braquial (Áxilo Palmar) 
Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada.

Finalidade: Tendinite, contusões e luxações no cotovelo, e em alguns casos de fratura. Em Fratura de membro superiores, usa-se a Tala, a mesma é só para manter o braço fraturado em repouso, em quanto o medico defina o tipo de tratamento. E em alguns casos pode ser um tratamento conservador.


Tala pinça de confeiteiro. Obs.: Não esquecer de moldar a tala, toda tala tem que ser bem moldada.

Finalidade: imobilização e repouso, esta tala é usada em fratura de úmero. Pode ser um tratamento conservador ou provisório, enquanto o medico defina o tipo de tratamento, se cirúrgico ou não.



Férula Metálica (Tala Metálica) Finalidade: Imobilizar as falanges do dedo. Imobilização usada em caso de fratura ou Luxações das falanges do dedo.

 

Imobilização com esparadrapo para dedo ( pé) Finalidade: Imobilizar as falanges do dedo. Imobilização usada em caso de fratura ou Luxações das falanges do dedo.

 

Bota gessada sem salto. Todo aparelho gessado deve ser bem moldado

Finalidade: Fratura, Luxação ou Entorse de Tornozelo, Neste caso o paciente não pode pisar. Ou seja, ele não pode andar com o pé engessado, necessita de uma muleta para se locomover.



Bota gessada com salto Fratura, Luxação ou Entorse de Tornozelo, Neste caso o paciente poderá pisar. Dependendo da fratura o médico ortopedista permitirá que o paciente pise.



Sarmiento Gessado (PTB) BOTA PARA TENDÃO PATELAR.
TENDON PATELAR BEARING.

Finalidade: Fratura de tíbia, Neste caso o paciente poderá pisar. Em alguns casos dependendo do ortopedista, o mesmo solicitará um aparelho gessado inguinopodálico com salto.



Tubo Gessado (Ingno maleolar Gessado) Obs.: Obs.: Todo aparelho gessado deve ser bem moldado

Finalidade: Imobilizar o joelho, para que não possa haver o movimento de flexão e extensão do joelho, é usado em caso de contusão, entorse, torção, luxação, fratura. Também usada em pacientes pós cirúrgicos.



Inguinopodálico Gessado sem salto Obs.: Obs.: Todo aparelho gessado deve ser bem moldado
Finalidade: Imobilizar o joelho e tornozelo, usado em fratura se tíbia e fíbula (perônio). Com este aparelho gessado não poderá pissar, ou seja, andar com o gesso, para locomover-se o paciente terá que andar de muletas.



Iguinopodalico Gessado com salto Obs.: Obs.: Todo aparelho gessado deve ser bem moldado

Finalidade: Imobilizar o joelho e tornozelo, usado em fratura se tíbia e fíbula (perônio). Com este aparelho gessado o paciente poderá pissar.



Luva gessada (Antebraquiopalmar gessado). Obs.: Todo aparelho gessado deve ser bem moldado.

Finalidade: Limitar a movimentação do punho, tratamento de fraturas, inflamações, luxações e torções no antebraço.




Luva gessada englobando os dedos (Antebraquiomamual) 
Obs.: Todo gesso tem que ser bem moldado.


Finalidade: Tratamento de luxações, fraturas de falange do dedo, Contusões, torção e Inflamações de membros superiores.


Braquial gessado (Áxilo Palmar gessado) Obs.: Todo gesso tem que ser bem moldado.
Finalidade: fraturas, Tendinite, contusões e luxações no cotovelo.




Velpeau Gessado Finalidade: Imobilizar o ombro. Usa-se esta imobilização em luxações de ombro. E às vezes em alguns casos de fratura de clavícula, dependerá muito do médico ortopedista.



Oito Gessado. Finalidade: Fratura de clavícula.

 

27 comentários:

  1. achei otimo,espero aqui tirar outras duvidas frequente a quem esta fazendo o curso de tec em imob ortopedica obrigada luzinhabordin@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  2. arizinha belezinha amoooooo vc negoh

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  4. Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  5. Olá...estou fazendo o curso e gostaria de receber o seu material em meu e-mail:aninha.patricia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  6. olá, boa tarde.
    ótimo, muito interessante.
    gostaria que me enviasse a apostila que fala no inicio do blog.
    meu email: fabioatco@gmail.com
    grato, aguardo.
    será de bastante valia, pois comecei o curso a pouco tempo.
    forte abraço.
    fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  7. Olá, boa tarde!!
    Ótimas explicações com ilustração riquíssima!
    Gostaria de receber a apostila citada no inicio do blog, já que estou entrando na área também.
    Email: marjane.reis@gmail.com

    Atenciosamente,
    Marjane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Gostei bastante do seu material e gostaria de receber a apostila via e-mail (taianekbentes@hotmail.com). Muito obrigada!

    Taiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  9. Gostaria de Receber a apostila ricardohenriquebsb@gmail.com Muito bom o site parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  10. gostaria de comprar. email aniballz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  11. Gostaria de Receber a apostila kellyne88@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      Excluir
  12. gostaria de comprar meu email roberto_ortopedia@hotmail.com
    como faço para pagar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue comprar o livro no link https://www.clubedeautores.com.br/book/139738--Imobilizacoes_Ortopedicas

      um super abraço.

      Excluir
    2. o livro encontra-se nesta edira agora http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1359246212006

      Excluir
  13. o livro encontra-se nesta edira agora http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1359246212006

    ResponderExcluir